Linhas de Pesquisa

Atualmente há quatro linhas de pesquisa que indicam o perfil de atuação do grupo:


Jardim de Rambouillet, França.

Fotografia de Carlos Terra, 2006.

Estudos da Paisagem

Verificar as diferentes percepções da paisagem, principalmente pelos registros dos pintores, dos literatos, dos teóricos e dos paisagistas, no decorrer de diferentes períodos históricos, redimensionando principalmente os artistas brasileiros, que se preocuparam em registrar a nossa paisagem, em suas obras.

Parque Montsouris - O Lago. Paris, França.

Cartão postal, século XX.

Fundamentos e Teorias do Paisagismo

Estudar as ideologias centradas no campo da paisagem, bem como, os saberes que estruturam a prática do paisagismo em diferentes períodos históricos, estando presentes as produções teóricas e conceituais relacionadas ao estudo da paisagem, levando-se em consideração o caráter interdisciplinar inerente à área do paisagismo.

Chateau de Vaux-le-Vicomte, França

Cartão Postal, século XX.

História dos Jardins

Investigar os jardins como uma expressão artística, bem como os seus criadores, nos diferentes períodos históricos da humanidade. Procura, ainda, analisar sua produção artística em decorrência de fatores delineados pelos diversos aspectos (sociais, culturais, filosóficos, políticos, religiosos, econômicos etc.), no qual o espaço focado é um reflexo da sociedade estudada.

Restauração do Passeio Público, Rio de Janeiro.

Fotografia de Carlos Terra, 2005.

Preservação de Jardins Históricos

Identificar e relacionar os principais jardins históricos brasileiros, suas condições de uso e instrumentos de proteção; intercambiar e disseminar as informações relacionadas às operações necessárias à defesa e salvaguarda desses jardins, tais como: manutenção, conservação, restauração e revitalização; discutir e propor metodologias de preservação adequadas ao nosso país; informar e divulgar sobre a importância dos jardins históricos como elementos formadores da memória das sociedades.